Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas

CEPAS |USP

Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas

Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo

Instituto de Geociências IGc-USP

Caracterização hidrogeológica e implantação de um modelo de gestão de recursos hídricos para aquíferos cársticos no município de Sete Lagoas, MG
2013-2015

O município de Sete Lagoas (MG) tem enfrentado um forte e acelerado crescimento populacional e econômico, agravando os problemas decorrentes do aumento da demanda por água, que é extraída de um sistema aquífero cárstico, como aqueles associados à restrição no abastecimento público, à instabilidade do terreno, à contaminação do solo e do aquífero, e às reduções de vazão aos cursos de água superficial. Assim, o objetivo desse projeto de doutorado é o de desenvolver um modelo de gestão dos recursos hídricos subterrâneos em aquíferos cársticos, a fim de otimizar o abastecimento público e privado, reduzindo os possíveis impactos sociais e ambientais, estabelecendo recomendações para um melhor planejamento da ocupação urbana. A metodologia que será utilizada será dividida em duas etapas de estudos, sendo a primeira etapa subdividida em fases de coleta de dados existentes, aquisição e atualização, tratamento e interpretação dos dados, destacando-se enfoques específicos para serem aplicados nos estudos dos carstes; enquanto que a segunda etapa, com base em interpretações realizadas nas fases anteriores, será possível elaborar hipóteses, testar modelos de funcionamento do aquífero e, por conseguinte, um modelo de gerenciamento dos recursos hídricos para o município de Sete Lagoas, a fim de estabelecer condições de exploração e planejamento da utilização dos recursos hídricos. O trabalho se valerá do grande número de dados gerados em projetos anteriores, o que permitirá concentrar os estudos na obtenção de dados complementares, mas fundamentais, para superar os problemas inerentes a grande complexidade desses sistemas cársticos. Os recursos destinados para a realização desse projeto serão obtidos através de uma parceria entre o CEPAS+IGc-USP e a empresa Servmar Ambiental & Engenharia S/A.

Integrantes: (Ricardo Hirata, Mateus Simonato, G. T. Barboza, Jorge Ramon Peñaranda Salgado, P.H.F. Galvão, Daniela Osório, Arnaldo Cordeiro.
Financiador(es): Serviço de Águas e Esgoto de Sete Lagoas - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.