Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas

CEPAS |USP

Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas

Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo

Instituto de Geociências IGc-USP

Equipe

Reginaldo Bertolo

Diretor do CEPAS

Hidrogeólogo, doutor em Geociências pela USP, professor-doutor do IGc-USP e atual diretor do CEPAS-USP. Atua nas linhas de pesquisa de Poluição de Aquíferos, Hidrogeoquímica e Gestão de Qualidade de Água Subterrânea. Atuou na iniciativa privada como consultor e coordenador de projetos de investigação e remediação de áreas contaminadas. É autor de vários trabalhos nos temas de geoquímica de águas naturais, águas minerais e de poluição de aquíferos. Vem desenvolvendo pesquisas sobre contaminação da água subterrânea por solventes organoclorados em aquíferos fraturados. Coordenou projetos de investigação de anomalias geoquímicas de cromo, bário e fluoreto em aquíferos do Estado de São Paulo. É pesquisador 2 do CNPq e editor associado das revistas Águas Subterrâneas (São Paulo) e Geologia USP.

Ricardo Hirata

Vice Diretor do CEPAS

Professor do IGc-USP e atual Vice-Diretor do CEPAS. É geólogo formado pela UNESP e desenvolveu o seu doutorado e mestrado na USP e Pós-doutorado na Universidade de Waterloo (Canadá). É professor visitante da Universidade de Calgary (Canadá). É consultor da UNESCO e da International Atomic Energy Agency (IAEA) e foi Membro Assessor em Águas Subterrâneas do Banco Mundial (GW-Mate/WB). Foi Hidrogeólogo Sênior do Instituto Geológico (São Paulo), Professor Visitante na Universidade de Costa Rica (Programa CARA Canadá), Hidrogeólogo Residente do CEPIS-Organização Mundial da Saúde (Peru) e Hidrogeoquímico Chefe do Departamento de Águas e Energia Elétrica (São Paulo). Atuou também como consultor da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS/OMS). Desde 1984, tem vários trabalhos publicados em hidrogeologia, incluindo manuais de referências e livros para a OPAS/OMS, Banco Mundial e UNESCO. É Editor Associado da Revista Brasileira de Geociências. É pesquisador 1B do CNPq

Alexandra Vieira Suhogusoff

Pesquisadora

Alexandra Suhogusoff é geóloga pelo IGc­USP e professora de Hidrogeologia nessa mesma unidade. É doutora pelo IGc­USP e de pós­doutora pelo Instituto de Geociências da UFRGS. Suas áreas de atuação são a geoquímica ambiental e de águas subterrâneas, poluição de recursos hídricos e modelagem de fluxo de águas subterrâneas e de transporte de solutos/contaminantes. Ao longo de sua trajetória, obteve experiência com a aplicação de isótopos estáveis (H, O, N, C) em água e gases no estudo do comportamento e evolução do nitrogênio em sistemas de saneamento in situ.

Veridiana Teixeira de Souza Martins

Pesquisadora

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1996), graduação em Licenciatura em Geologia pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (2008). É professora doutora (MS-3) no IGc-USP desde 2009. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Isotópica, atuando principalmente em águas subterrâneas. Aplica isótopos de H, O, Sr e Pb à água subterrânea para estudo de recarga e contaminação. Também atua na área de ensino de geociências.

Raphael Hypólito

Pesquisador

Graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1965), Mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1970) e Doutorado (Geociências) também pela Universidade de São Paulo (1972). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo junto ao Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental e do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas. Tem experiência nas áreas de Geoquímica Ambiental e Hidrogeoquímica, atuando principalmente na detecção e quantificação de poluentes, metais pesados em sistemas água/rochas/solos/sedimentos; nos estudos de mecanismos de disponibilidade de agentes poluentes no meio ambiente e no desenvolvimento de técnicas baratas e eficientes para recuperação de rejeitos, evitando desperdícios e descartes no meio ambiente.

Joel Barbujiani Sígolo

Pesquisador

Graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1973), mestrado (1979) e doutorado (1988) pelo IGc-USP. É Professor Titular do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental da Universidade de São Paulo. A base das pesquisas desenvolvidas centra-se em Geoquímica de Superfície, com os temas: metais potencialmente tóxicos associados a ambientes lacustres, fluviais e solos, provindos de atividades industriais e urbanas (lodos de esgotos e atividades industriais diversas, processos siderúrgicos com disposição de resíduos contendo metais e atividades mineiras com dispersão e disposição de rejeitos contendo elementos metálicos potencialmente tóxicos). Dedica-se ao estudo de remediação de solos contaminados por metais pela aplicação de materiais naturais, além de técnicas de fitoremediação, fitoestabilização e do uso de fito-substrato como proposta de remediação de ambientes parcialmente degradados ou degradados.

José Domingos Faraco Gallas

Pesquisador

Bacharelou-se em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1978. Concluiu mestrado em Geofísica em 1990 pela Universidade Federal do Pará. Doutorou-se em Geociências e Meio Ambiente, ênfase em Geofísica Aplicada pela UNESP em 2000. Foi Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo IPT de fevereiro de 1979 até fevereiro de 2002. Foi Prof. Adjunto II da Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos de 2004 a 2005, quando em licença da USP. E Prof. Doutor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo USP desde 02/2002 a atualmente. Áreas de interesse: geofísica aplicada à prospecção mineral, hidrogeologia, geologia de engenharia e geologia ambiental.

Christine Laure Marie Bourotte

Pesquisadora Associada

Possui graduação em Ciências da Terra - Universite d'Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences) (1995), mestrado em Geociências- Universite d'Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences) (1996) e doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo e Université de Toulon et du Var (co-tutela) (2002). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: interações atmosfera-superfície, química do material particulado atmosférico, química de águas e solos superficiais. Recentemente atua no ensino e divulgação das Geociências.

Fernando Augusto Saraiva

Pesquisador Associado

Geólogo e Doutor em Geociências pela Universidade de São Paulo, avaliando contaminação de aquíferos por cemitérios através de métodos geofísicos. Atualmente é o responsável pelo Laboratório de Técnicas de Campo (LATEC) do CEPAS USP. Atua principalmente nos seguintes temas: cemitérios, águas subterrâneas, contaminação, planejamento ambiental e zoneamento

Rosely Aparecida Liguori Imbenon

Pesquisadora Associada

Engenharia Química pela Universidade de Mogi das Cruzes (1986), Mestrado e Doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica-1993 e 1998) pela Universidade de São Paulo (1998), e Livre Docência em Ensino de Geociências pela Universidade de São Paulo (2012). Professor Associado MS-5.2 da Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH da Universidade de São Paulo. Áreas de Pesquisa em Geociências, com ênfase em Geoquímica (geoquímica ambiental) e Educação Ambiental, (educação científica e ensino de geociências).

Tatiana Tavares

Pesquisadora Associada

Geóloga formada pelo IGc-USP. Concluiu seu mestrado em Hidrogeologia pelo IGc-USP em 2006 e atuou na iniciativa privada como consultora. Possui 12 anos de experiência como consultora em Hidrogeologia, atuando principalmente na coordenação de projetos de Investigação Ambiental de áreas industriais contaminadas. Doutora em Hidrogeoquímica pelo IGc-USP, é atualmente Hidrogeóloga Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT. Especialidades: Qualidade de água, Hidrogeoquímica e Modelagem Matemática de Fluxo e Transporte.

Claudia Luciana Varnier

Pesquisadora Associada

Geóloga formada pelo IGc-USP. Concluiu seu mestrado em Hidrogeologia pelo IGc-USP em 2006 e atuou na iniciativa privada como consultora. Possui 12 anos de experiência como consultora em Hidrogeologia, atuando principalmente na coordenação de projetos de Investigação Ambiental de áreas industriais contaminadas. Doutora em Hidrogeoquímica pelo IGc-USP, é atualmente Hidrogeóloga Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT. Especialidades: Qualidade de água, Hidrogeoquímica e Modelagem Matemática de Fluxo e Transporte.

Alberto Pacheco

Pesquisador associado

Possui graduação pela Universidade de Lisboa (1971), doutorado pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo (1984). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cemitério, microorganismos, resíduos sólidos, transporte e águas subterrâneas

Ingo Daniel Wahnfried

Pesquisador Associado

Geólogo pelo IGc-USP, tendo realizado doutorado direto pelo mesmo Instituto, em 2010, sobre aquíferos fraturados. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Amazonas (Degeo - UFAM), coordenando e participando de projetos de pesquisa que enfocam o estudo dos aquíferos sedimentares existentes em Manaus e arredores, além de continuar cooperando com trabalhos realizados no IGc-USP em aquíferos do Estado de São Paulo. Atualmente exerce também o cargo de Assessor Substituto de Relações Internacionais da UFAM.

Paulo Henrique Galvão

Pesquisador Associado

Bacharel em geologia pela Universidade Federal do Pará (2007) e mestre em hidrogeologia em meios porosos pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal de Pernambuco (2011). Também é doutor em hidrogeologia cárstica pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Minerais e Hidrogeologia, pela Universidade de São Paulo (2015), com período de 1 ano como pesquisador visitante na Boone Pickens School of Geology, Oklahoma State University (2014). Tem experiência nas seguintes áreas: hidrogeologia em meios porosos e em regiões cársticas, gestão de recursos hídricos, diagnóstico e remediação de aquíferos contaminados, isótopos estáveis, hidrogeoquímica e perfuração de poços tubulares.

Bruno Pirilo Conicelli

Pós-Doutorado

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (2005) e graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (2006). É mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2009) com o tema Gestão das Águas Subterrâneas Transfronteiriças: O caso do Sistema Aquífero Guarani. É Doutor em Geociências pela Universidade de São Paulo com o tema Gestão das Águas Subterrâneas na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (SP). Tem atuado principalmente nos seguintes temas: Águas Subterrâneas, Hidrogeologia, Gestão dos Recursos Hídricos e Geoprocessamento. Recebeu a Menção Honrosa no 13 Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da USP concedida no ano de 2005 pelo trabalho “A Gestão do Sistema Aquífero Guarani no Brasil”.

Guillaume Bertrand

Pós-Doutorado

Hydrogeochemist, Ph.D. in Geochemistry at the University Blaise Pascal of Clermont-Ferrand. His research focuses on the effect of land uses, meteorological conditions, landscape morphology and aquifer geometry on water fluxes and hydrochemical (water-rock interactions, contamination, seawater intrusion) patterns. His main tools are the natural tracers (stable isotopes, dissolved major elements, physico-chemical parameters) monitored at various spatio-temporal scales in the different compartments of the water cycle (meteoric waters, unsaturated and saturated zones, surface waters, plants). These approaches allow him to propose conceptual schemes of porous and fissured aquifer functioning, groundwater-surface water interactions and ecological roles of groundwater, required for aquifer managements. Currently working for the Brazilian-French COQUEIRAL project on groundwater quantity and quality alterations in the Recife urban area (Pernambuco, Brazil)

Doutorados

Mateus Delatim Simonato

Projeto: Avaliação de abastecimento de água com uso de poços coletores horizontais

Antonio Pinhatti

Projeto: Poço Legal: avaliação de informações técnicas e de processos de outorga de poços profundos.

Alessandra Miranda Crespi

Projeto: Aplicação de isótopos de Sr, Pb, H e O como traçadores de anomalias hidrogeoquímicas de bário em aquíferos do Estado de São Paulo

Ernesto Massayoshi Sumi

Projeto: Método de Remediação Eletrocinética de recuperação de áreas contaminadas por íons poluentes

Marisa Santiago Pugas

Projeto: Efeitos Secundários Resultantes da Aplicação de Métodos Oxidativos para Degradação de Contaminantes Orgânicos em Solos.

Osvaldo Aly Junior

Projeto: Valoração dos Recursos Hídricos Subterrâneos Impactados por Atividades Contaminantes

Paulo Lojkasek Lima

Projeto: Utilização da metodologia DFN para o estabelecimento do modelo conceitual de contaminação por compostos organoclorados no aquífero fraturado da região de Jurubatuba - São Paulo.

Jeane Glaucia Santos

Projeto: A salinização dos aquíferos da planície costeira da Região Metropolitana de Recife no contexto das mudanças climáticas, por meio de modelagem numérica.

Sandra Precel Guerra

Projeto: Uso Integrado e Planejamento dos Recursos Hídricos em Cidades de Médio Porte: Estudo de Caso em São José do Rio Preto (SP)

Marcos Bolognini Barbosa

Projeto: Modelo conceitual integrado da contaminação regional no parque industrial do Jurubatuba em São Paulo

Daphne Pino

Projeto: Aplicação do Método Discrete Fracture Network para Definição do Modelo Conceitual Hidrogeológico do Aquífero Fraturado da Região de Jurubatuba, São Paulo

Rafael Terada

Projeto: Festival das Crianças e das Águas Subterrâneas - Um festival de entretenimento cultural e educativo pode ser ferramenta para prevenção contra a crise hídrica?

Caio Christofolletti

Projeto: Estudo de geologia estrutural para locação de poços rofundos na região metropolitana de São Paulo.

José Angelo Ferreira da Silva

Projeto: Avaliação da recarga dos aquíferos de Jurubatuba, São Paulo.

Mestrados

Aline Fanti

Projeto: Investigação de Aquífero Fraturado para Entendimento de Fluxo e Transporte de Contaminantes Clorados: Estudo de Caso em Valinhos, SP

Mariana Bernardino Luiz

Projeto: Fitorremediação de nitrato em aquíferos rasos.

Renata Aparecida Lima

Projeto: Comportamento de íons de metais pesados em área impactada de uma indústria metalúrgica - Região Metropolitana de São Paulo – SP.

Ana Paula Rios

Projeto: Aplicação de isótopos de O e H no estudo de anomalias de Bário em aquíferos de Marília SP.

Marcelo Denser Monteiro

Projeto: Estudo hidrogeológico da interface manto de alteração e aquífero fraturado

Vitor Ribeiro de Sá

Projeto: Aplicação de métodos geoestatísticos no estudo das distribuições espaciais de condutividade hidráulica em uma área de recarga do Sistema Aquífero Guarani na região sudoeste do Rio Grande do Sul

Ana Carolina Sartori

Projeto: Aplicação de isótopos de O e H no estudo de anomalias de Bário em aquíferos de Marília SP.

Silvia Molinas Ferreira

Projeto: Aplicação de isótopos de O e H no estudo de anomalias de Bário em aquíferos de Marília SP.

Iniciação Científica

Aline Stefani

Fabio Pileggi

Vinícius Girotto

Colaboradores

Lucia Helena da Silva Yamashita

Técnica em Química

Laboratório de Análises de Água (LAQUA)

Eli Cristina Caçador

Técnica em Química

Laboratório de Análises de Água (LAQUA)

Paulo Rodrigues de Lima

Técnico de Campo

Laboratório de Técnicas de Campo (LATEC)

Luzia Sônia Candeo

Secretária

CEPAS

Sérgio Barbosa

Engenheiro mecânico e projetista

Laboratório de Técnicas de Campo (LATEC)