Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas

CEPAS|USP

Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas

Inventing water-science solutions for people / Inventando soluções de ciência e água para as pessoas

Instituto de Geociências IGc-USP

Equipe

Ricardo Hirata

Diretor

Ricardo Hirata é Professor Titular do Instituto de Geociências da USP, Diretor do CEPAS|USP (Centro de Pesquisas de Água Subterrânea e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS). É membro da Coordenação de Área em Geociências da FAPESP. É geólogo pela UNESP e desenvolveu o seu doutorado e mestrado na USP e Pós-doutorado na Universidade de Waterloo (Canadá). Foi consultor da UNESCO e da International Atomic Energy Agency (IAEA), Membro Assessor em Águas Subterrâneas do Banco Mundial (GW-Mate) e Professor Visitante na University of Calgary (Canadá) e na Universidad de Costa Rica (Programa CARA Canadá-Costa Rica). Foi Hidrogeólogo Sênior do Instituto Geológico (São Paulo), Hidrogeólogo Residente do CEPIS-Organização Mundial da Saúde (Peru) e Hidrogeoquímico Chefe do Departamento de Águas e Energia Elétrica (São Paulo). Atuou também como consultor da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS/OMS). Com 34 anos de experiência tem trabalhado intensivamente com recursos hídricos e águas subterrâneas no Brasil e em mais de 26 países, inclusive ministrando cursos profissionais. Foi nominado Cidadão Honorário de Sucre (Boívia) e de Santo Domingo (República Dominicana) e Hidrogeólogo Distinguido da América Latina (ALSHUD). Tem registrado uma patente no Brasil (Eucalyremediation). Teve sob sua orientação 22 mestrados, 12 doutorados, 3 Pós Doutorados e 56 outras orientações. Desde 1984, tem vários trabalhos publicados em hidrogeologia, incluindo manuais de referências e livros para a OPAS/OMS, Banco Mundial e UNESCO, traduzidos em inglês, espanhol e português. Desde 2011, é Editor Associado da Revista Brasileira de Geociências, Bulletin of Water Resources and Development e Groundwater Resources and Management e Editor Chefe do EMS Environmental Sciences Journal. É pesquisador 1B do CNPq.

Reginaldo Bertolo

Vice Diretor

Geólogo graduado pela Universidade de São Paulo (1989), com mestrado (1996) e doutorado (2001) em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia), pela Universidade de São Paulo. É professor associado do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e vice-diretor do CEPAS - Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas - USP. Atua nas linhas de pesquisa de geoquímica de águas subterrâneas, poluição de aquíferos e gestão de qualidade de águas subterrâneas.

Alexandra Vieira Suhogusoff

Pesquisadora

Alexandra Suhogusoff é geóloga formada pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP) em 2003, professora-doutora no IGc-USP e pesquisadora sênior do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas (CEPAS) desde 2013. Desenvolveu seu doutorado na área de Hidrogeologia no IGc-USP e parte na University of Waterloo (Canadá) com o desenvolvimento de um sistema alternativo de esgotamento sanitário in situ para atenuação da contaminação de águas subterrâneas por nutrientes (nitrato e fosfato) e patógenos, e seu pós-doutorado no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IG-UFRGS) com a modelagem numérica de fluxo de águas subterrâneas da área de recarga do Aquífero Guarani no Rio Grande do Sul. Suas áreas de atuação correspondem à geoquímica ambiental e de águas subterrâneas, poluição de recursos hídricos, investigação de áreas contaminadas e modelagem de fluxo de águas subterrâneas e de transporte de solutos/contaminantes







Veridiana Teixeira de Souza Martins

Pesquisadora

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1996), graduação em Licenciatura em Geologia pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (2008). É professora doutora (MS-3) no IGc-USP desde 2009. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Isotópica, atuando principalmente em águas subterrâneas. Aplica isótopos de H, O, Sr e Pb à água subterrânea para estudo de recarga e contaminação. Recentemente tem atuado também na área de prevenção de desastres naturais, com enfoque em percepção de risco e ensino. Faz parte do Centro de Pesquisas Geocronológicas (CPGeo-USP), Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas (CEPAS-USP) e Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED-USP).

Vinicius Hector Abud Louro

Pesquisador

Geofísico de exploração, professor doutor em Aerogeofísica e Geotecnologias no IGc-USP (MS-3), realizou sua graduação e mestrado em geofísica no IAG-USP e, posteriormente, seu doutorado em Geofísica e Ciências da Terra IAG-USP e na University of St. Andrews (Escócia). Dentro da geofísica, se especializou em métodos potenciais (magnetismo e gravimetria), gamaespectrometria e sensoriamento remoto. Sua atuação cobre a geofísica da litosfera como um todo, desde a superfície até o limite com a astenosfera, envolvendo exploração mineral, tectônica, e riscos e perigos geológicos e ambientais.





André Negrão

Pesquisador

Graduado em Geologia (2010) pelo Instituto de Geociências da UFRJ, Doutorado direto (2014) em Geologia (Estratigrafia e Neotectônica) na mesma instituição. De 2011 a 2016 foi Geólogo Pleno da PETROBRAS/CENPES, onde se dedicou à geologia estrutural, estratigrafia e petrologia de rochas carbonáticas, siliciclásticas e vulcânicas de reservatórios das bacias da Margem Atlântica e Interiores. Desde 2016 é Professor Doutor do IGc-USP, com interesses nas áreas de Neotectônica, Estratigrafia, Sensoriamento Remoto e Geofísica aplicada a bacias e reservatórios. Possui projetos em andamento com foco nas reativações neotectônicas da margem SE do Brasil (CNPq) e estratigrafia do rifte de Santos (Petrobras). Recentemente, a partir da oportunidade de colaborar junto ao CEPAS|USP, vem se dedicando a aplicações de técnicas de sensoriamento remoto e geologia estrutural para aquíferos fraturados no semiárido do Ceará.




Fernando Augusto Saraiva

Pesquisador Associado

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1990) e mestrado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Geociências pela Universidade de São Paulo (2010) comparando métodos geofísicos na contaminação por cemitérios. Atualmente é especialista do laboratório de campo da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: cemitérios e meio ambiente, geofísica aplicada, águas subterrâneas, contaminação, planejamento ambiental.




Amélia Fernandes

Pesquisadora Associada

Possui graduação em Geologia pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo(1985), mestrado em Geoquímica e Geotectônica pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo(1991), doutorado em Recursos Minerais e Hidrogeologia pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo(1997), pós-doutorado pela Universidade de Quèbec(2008) e pós-doutorado pela University of Calgary(2015). Atualmente é Pesquisadora Científica nível VI do Instituto Geológico do Estado de São Paulo, da Universidade Federal de Ouro Preto e Revisor de periódico da HYDROGEOLOGY JOURNAL. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:tectônica rúptil, hidrogeologia, produtividade de água, aquíferos fraturados.







Ingo Daniel Wahnfried

Pesquisador Associado

Possui Bacharelado em Geociências pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP, em 2003). Fez o doutorado direto pelo mesmo Instituto, no programa de Recursos Minerais e Hidrogeologia, em 2010, sobre aquíferos fraturados. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Amazonas (Degeo - UFAM), atuando como vice coordenador do grupo de Pesquisas Hidrossistemas e o Homem na Amazônia (H2A), coordenando e participando de projetos de pesquisa que enfocam o estudo dos aquíferos sedimentares existentes em Manaus e no Estado do Amazonas, além de continuar cooperando com trabalhos realizados no IGc-USP em aquíferos do Estado de São Paulo e com grupos de pesquisa internacionais. Atuou como Assessor Substituto de Relações Internacionais entre 2013 e 2017, e como Coordenador Geral do Núcleo de Línguas do Programa Idiomas Sem Fronteiras na UFAM de 2016 a 2017.





Paulo Henrique Galvão

Pesquisador Associado

Paulo Henrique Galvão é Bacharel em Geologia no Centro de Geociências da Universidade Federal do Pará (2007), Mestre em Hidrogeologia em meios porosos no Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal de Pernambuco (2011) e Doutor em Hidrogeologia cárstica no Programa de Pós-Graduação em Recursos Minerais e Hidrogeologia da Universidade de São Paulo (2015). Parte do doutorado foi realizado na Boone Pickens School of Geology, Oklahoma State University, EUA (2014), durante 1 ano, como pesquisador visitante. Atualmente, é Professor Adjunto A no Departamento de Geologia (DEGEO) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Coordenador do Laboratório de Hidrogeologia da UFOP (HidroUFOP). É membro da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), da International Association of Hydrogeologists (IAH), editor associado da Revista Águas Subterrâneas, da ABAS, e revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem experiência nas seguintes áreas: hidrogeologia em meios porosos e cársticos, diagnóstico e remediação de áreas contaminadas, isótopos estáveis (O18 e D), hidrogeoquímica, perfuração de poços tubulares e gestão de recursos hídricos subterrâneos.



Bruno Pirilo Conicelli

Pesquisador Associado

Bruno Pirilo Conicelli é professor na Universidad Regional Amazónica (IKIAM) e doutor em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo com o tema: Gestão das águas subterrâneas na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (SP). Parte do seu doutorado foi realizado no Department of Environment and Resources Studies, Faculty of Environment na University of Waterloo (Canadá) durante 9 meses como pesquisador visitante. É mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo com o tema: Gestão das águas subterrâneas transfronteiriças: O caso do Sistema Aquífero Guarani. Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo, graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo. Fez Pós-Doutorado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: Geociências, Águas Subterrâneas, Hidrogeologia, Gestão dos Recursos Hídricos, Geografia Física e Geoprocessamento. Recebeu a Menção Honrosa no 13° Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da USP concedida pelo trabalho Gestão do Sistema Aquífero Guarani no Brasil e o Prêmio Aldo da Cunha Rebouças pela co-orientação do aluno Fabio Luiz Lineu Pileggi (IGc USP).



Tatiana Tavares

Pesquisadora Associada

Tatiana Tavares é géologa formada pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP). Concluiu seu mestrado em Hidrogeologia pelo IGc-USP em 2006,doutorado pelo IGc-USp em 2013, trabalhando na iniciativa privada como consultora. Possui 09 anos de experiência como consultora em hidrogeologia, atuando principalmente na coordenação técnica e executiva de projetos de Investigação Ambiental em áreas contaminadas. Doutora em hidrogeoquímica pelo IGc-USP em 2014, é Hidrogeóloga Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT desde 2013. Especialidades: Gestão de Qualidade de água, Hidrogeoquímica e Modelagem Matemática de Fluxo e Transporte de Contaminantes.







Ana Maciel de Carvalho

Pesquisadora Associada

Ana Maciel de Carvalho possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (2007). É mestre em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo (2014) com o tema: Modelagem numérica como ferramenta para a gestão das águas subterrâneas em São José do Rio Preto (SP). De 2009 a 2017, desenvolveu atividades de pesquisa e prestação de serviços no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), no Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental (LabGeo). Entre 2012 e 2013 participou do Programa de Desenvolvimento e Capacitação no Exterior (PDCE), do IPT, na Universidade de Waterloo, Canadá. Desde 2017 desenvolve pesquisa de doutorado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com o tema: "Modelagem numérica de águas subterrâneas em meios fraturados". Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente na área de hidrogeologia.







Mateus Simonato

Pesquisador Associado

É geólogo e mestre em ciências pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Tem grande experiência no gerenciamento de projetos de alta complexidade, tendo atuado em várias empresas em avaliação e caracterização de áreas contaminadas, remediação de solo e aquíferos e gestão dos recursos hídricos.







Christine Laure Marie Bourotte

Pesquisadora Associada

Graduada em Ciências da Terra pela Universidade de Aix-Marseille III (Droit, Economie et Sciences) (1995) na França, Mestrado em Geociências-Universite d'Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences) (1996) - França e Doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo e Université de Toulon et du Var -França (co-tutela) (2002). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: interações atmosfera-superfície, química do material particulado atmosférico, geoquímica de águas e solos superficiais, geoquímica urbana. Recentemente atua no ensino e divulgação das Geociências e Geodiversidade.








Raphael Hypólito

Pesquisador

Bacharel, Licenciado em Química, com atribuições tecnológicas (IQ-USP). Mestre, Doutor, Livre-Docente, Prof. Adjunto e Prof. Titular no Inst. de Geoc. (USP). Pertence ao Dep. Geol. Sedimentar e Ambiental do IGc-USP e Pesquisador Assoc. do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas. Ministra aulas de Pós-Graduação junto ao Programa de Geociências - Recursos Minerais e Hidrogeologia, possui grande número de trabalhos publicados, é detentor de várias Patentes de Invenção com dois Prêmios Governador do Estado de São Paulo, Prêmios no IV e XVIII Salão de Inventos - RJ e Prêmio Nacional de Pesquisa Tecnológica (CNPq e Assoc. Bras. de Pesquisa Tecnológica Industrial). Tem experiência na área de Geoquímica Ambiental Hidrogeoquímica, atuando principalmente na detecção, quantificação e remediação de metais pesados em sistemas água/rochas/solos/sedimentos; nos estudos de mecanismos de disponibilidade de agentes poluentes no meio ambiente e no desenvolvimento de técnicas baratas e eficientes para recuperação de rejeitos.




Alberto Pacheco

Pesquisador Associado

Possui graduação pela Universidade de Lisboa (1971), doutorado pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo (1984). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cemitério, microorganismos, resíduos sólidos, transporte e aguas subterrâneas.








Joel Barbujiani Sígolo

Pesquisador

Graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1973), mestrado (1979) e doutorado (1988) no programa de Pós Graduação em Geologia Geral e de Aplicação pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Em 2005 em concurso publico passa a Prof. Titular do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.A linha de pesquisa desenvolvida centra-se na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica de Superfície, com os temas: metais potencialmente tóxicos associados a ambientes lacustres, fluviais e solos, provindos de atividades industriais e urbanas (lodos de esgotos e atividades industriais diversas, processos siderúrgicos com disposição de resíduos contendo metais e atividades mineiras com dispersão e disposição de rejeitos contendo elementos metálicos potencialmente tóxicos). Tem despendido forte atenção e estudo dos mecanismos de remediação por aplicação de materiais naturais visando o restabelecimento das condições mais próximas das originais de áreas impactadas por por elementos potencialmente tóxicos. O resultado das pesquisas realizadas nessa área conduziram ao desenvolvimentos de técnicas não convencionais sendo uma delas o desenvolvimento de substrato reativo, cujas propriedade principal é absorver e enertizar o efeito poluidor no meio ambiente em áreas sabidamente impactadas. Diante dos resultados obtidos, atualmente encontra-se focado em duas linhas principais, uma voltada a desenvolver piloto de recuperação de metais nobres me DAM empregando biorreatores. A segunda linha versa sobre a análise de degradação de reservatórios de abastecimento de água da RMSP utilizando "vant/drones" identificando o teor de clorofila a com mapeamento escaneado em tempo real visando a identificação da eutrofização desses reservatórios.



Funcionários

Eli Cristina Caçador

Técnica em Química

Laboratório de Análises de Água (LAQUA)

Paulo Rodrigues de Lima

Técnico de Campo

Laboratório de Técnicas de Campo (LATEC)

Karine Gazineo de Assis

Pós-Doutorado

Carlos Eduardo Souto de Oliveira

Pós-Doutorado

Doutor em Geoquímica Isotópica pelo Instituto de Geociências (2016) e Mestre em Química Analítica pelo Instituto de Química (2011), ambos da Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Química (bacharelado e licenciatura) pelo Centro Universitário FIEO (2006). Professor nos cursos de Química, Farmácia e Engenharias do UNIFIEO. Experiência em análises isotópicas, desenvolvimento e validação de metodologias analíticas e trabalho em laboratório limpo. Atua também na aplicação de isótopos de Pb, Cu e Zn na discriminação e identificação de fontes em estudos ambientais.









Pilar Carolina Villar

Pós-Doutorado

Pilar Carolina Villar é advogada, graduada em direito em 2003 pela Faculdade de Direito de Franca, mestre (2008) e doutora (2012) do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo. Sua tese de doutorado "A Busca pela Governança dos Aquíferos Transfronteiriços e o Caso do Aquífero Guarani" ganhou a menção honrosa no Prêmio Capes Tese de 2013. Atualmente é Professora no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Mar e da Engenharia Ambiental da Universidade Federal de São Paulo, pesquisadora do Programa de Pós-Doutorado do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e atua na Pós-Graduação Lato Sensu da FGV Direito. Em 2014, foi professora visitante no Centre de Droit Maritime et Océanique da Université de Nantes e na Universidad de Sevilla no programa Erasmus Mundus Master Course on Maritime Spatial Planning. É membro da Rede Internacional Waterlat. Atuou como professora da Pós-Graduação em Meio Ambiente da Faculdade Cantareira, na qual ministrou as disciplinas de direito ambiental, educação ambiental e política nacional do meio ambiente e recursos hídricos. Além disso, foi professora substituta da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) no curso de gestão ambiental, nas disciplinas de Gestão Ambiental e Planejamento e Gestão Ambiental; e da Universidade Federal de São Carlos no curso de Gestão Ambiental, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, onde ministrou a disciplina de Economia do Meio Ambiente. Realizou estudos sobre planejamento urbano na Universidade de Helsinque, Finlândia, se especializou em instrumentos e políticas de gestão ambiental na Europa pelo Instituto Universitário de Estudos Europeus da Universidade CEU San Pablo, Espanha e participou de diversos cursos dedicados à temática da água no Brasil e no exterior, promovidos inclusive por organizações internacionais como PNUD, UNESCO e UNITAR. Trabalhou como consultora da OEA no "Programa Marco para la Gestión Sostenible de los Recursos Hídricos de la Cuenca del Plata, en Relación con los Efectos de la Variabilidad y el Cambio Climático". Atuou na educação à distância como conteudista e tutora do curso Governança da Água na América Latina promovido pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu. Além disso, foi pesquisadora colaboradora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e membro dos grupos de pesquisa Geografia Política e Meio Ambiente (FFLCH/USP); Governança ambiental - dimensões institucionais, sociais, territoriais e educativas (PROCAM/USP) e Gênero, Raça, Meio Ambiente e Planejamento de Políticas Públicas (CCSA/UFPE). Tem experiência nas áreas de políticas públicas, direito ambiental, direito internacional do meio ambiente, gestão ambiental, educação ambiental e planejamento urbano, tendo concentrado suas análises particularmente na questão dos recursos hídricos.




Silvana Susko Marcellini

Pós-Doutorado

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1994), doutorado e pós-doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Recursos Hídricos. Atua principalmente nos seguintes temas: estudos hidrológicos, sistemas de informação geográfica, sistemas de suporte à decisão.







Doutorados

Ana Paula de Jesus Rios

Projeto: Isótopos de H, O, Sr e Cr aplicados ao estudo de ocorrências de Cromo no Sistema Aquífero Bauru em São José do Rio preto, São Paulo.

Antonio Pinhatti

Projeto: Mecanismos de comunicação social e financeiros para conscientização pelo uso legalizado das águas subterrâneas no Estado de São Paulo.

Daniela Barbati Osório

Projeto: Uso conjuntivo das Águas Subterrâneas e Superficiais na cidade de Bauru (SP)

Daniella Castanheira

Projeto: Gestão Integrada dos Recursos Hídricos: Conectando os Usos Públicos e Privados das Múltiplas Águas.

Daphne Pino

Projeto: Aplicação do Método Discrete Fracture Network para Definição do Modelo Conceitual Hidrogeológico do Aquífero Fraturado da Região de Jurubatuba, São Paulo

José Carlos Rocha Gouvêa Júnior

Projeto: Avaliação do Nível de Criticidade do Potencial de Intrusão de Vapores do Solo em Áreas Contaminadas com Compostos Orgânicos Semi-voláteis.

Marcos Bolognini Barbosa

Projeto: Desenvolvimento de unidade móvel para ensaios hidráulicos e amostragem de água subterrânea em aquíferos de porosidade secundária.

Osvaldo Aly Junior

Projeto: O valor da água subterrânea.

Rafael Terada

Projeto: A dinâmica da urbanização na geoquímica do nitrogênio nas águas subterrâneas - Estudo de caso: Cidade de Urânia (SP)

Sasha Tom Hart

Projeto: Estudo hidrogeoforense: aplicações na investigação e reabilitação de aquíferos porosos e rochosos contaminados por fontes múltiplas de compostos organoclorados

Mestrados

César Rodrigues Petroni

Projeto: Aplicação de análise geoestatística para mapeamento tridimensional de condutividade hidráulica pela sonda HPT

Carlos Henrique Gil Marques

Projeto: Soluções baseadas na Natureza para o tratamento de aquíferos urbanos contaminados por nitrato.

Fábio Sartório

Projeto: Modelo hidrogeológico conceitual de aquífero fraturado em uma área contaminada em Barra Mansa RJ.

Marina Fernandes Sanches Barros

Projeto: Utilização de métodos geofísicos na análise de contaminação de água subterrânea em urânia - SP.

Mariza Fernanda da Silva

Projeto: Estudo Geoquímico e Isotópico da Ocorrência de Alumínio, Ferro e Manganês no Reservatório Taiaçupeba (Suzano, SP).

Rodrigo Maciel Grossi

Projeto: Análise geoestatística das probabilidades de transição na definição de camadas litológicas para aplicação em modelos numéricos de fluxo de águas subterrâneas.