Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas

CEPAS|USP

Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas

Inventing water-science solutions for people / Inventando soluções de ciência e água para as pessoas

Instituto de Geociências IGc-USP

2011-2013

Os solos urbanos são submetidos às intensas atividades antrópicas associadas às construções, atividades industriais e intenso tráfego de veículos. A poluição do solo por metais traço e HPAs tem sido relatada em vários estudos realizados em diversos contextos de ocupação do solo (residencial, industrial, etc.), principalmente no Hemisfério Norte e na Asia que mostram padrões de contaminação distintos em função desta ocupação. Entretanto dados quantitativos e informações sobre o comportamento desses compostos nos solos de países tropicais em áreas urbanas e naturais ainda são escassos e os processos ainda pouco entendidos. Recentemente, com enfoque na interação atmosfera-superfície e na transferência de contaminantes em solos superficiais via particulado atmosférico, os estudos têm enfocado a poeira de rua por ser considerada uma das principais fontes de material particulado atmosférico em ambiente urbano e por ser facilmente re-suspensa, mas também por ser uma fonte de contaminação de corpos d’água, solos e vegetação através do escoamento superficial das principais vias de tráfego. Existem poucos estudos que permitem avaliar a variação da concentração e do tamanho dessas partículas bem como entender seus fatores de controle e sua composição química. Considerando que o solo é receptor de contaminantes, metais e HPAs são transportados por via atmosférica, HPAs são poluentes orgânicos persistentes e podem ser utilizados como traçadores de fontes antrópicas no meio ambiente e que existem poucas informações quanto a ocorrência e distribuição de HPAs nos solos tropicais e urbanos, a proposta tem como principal objetivo determinar os teores de HPAs e metais e sua distribuição espacial nos solos superficiais e poeira de rua bem como sua correlação com o material particulado atmosférico nos Campi da Universidade de São Paulo, inseridos nas zonas Oeste e Leste da Cidade de São Paulo, respectivamente. Pretende-se assim contribuir para um melhor entendimento da interação atmosfera.

Integrantes: (Christine Bourotte), Maria Cristina Forti, Mary Rosa Rodrigues de Marchi, Andrea Cavicchioli, Adalgiza Fornaro, Regina Miranda.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.