Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas

CEPAS |USP

Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas

Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo

Instituto de Geociências IGc-USP

Estabelecimento do modelo conceitual hidrogeológico e de transporte e destino de compostos organoclorados no aquífero fraturado da Região de Jurubatuba - São Paulo
2014 - Atual

A água subterrânea do aquífero fraturado da região do Jurubatuba em São Paulo apresenta-se contaminada por compostos etenos clorados provenientes de fontes multipontuais de contaminação, representando um caso complexo e de difícil gerenciamento por parte do poder público, dada a complexidade do meio hidrogeológico, a provável superposição de plumas de contaminação que dificulta a identificação dos seus responsáveis, e a potencial existência de riscos à saúde humana de receptores usuários da água subterrânea do local. Este projeto objetiva desenvolver o modelo conceitual hidrogeológico e de transporte e destino dos contaminantes etenos clorados ao longo dos diferentes níveis aquíferos da região. O método a ser utilizado denomina-se “Discrete Fracture Network Approach (método DFN)” e que compreende a utilização de tecnologias avançadas de investigação de estruturas rúpteis e de monitoramento da água subterrânea. A técnica envolve a execução de um furo de sondagem com recuperação contínua de testemunhos de rocha, que serão analisados física e quimicamente. Neste furo são executados serviços de perfilagens geofísicas e ensaios hidráulicos com obturadores, que definirão a forma de instalação de um sistema de monitoramento multinível, que possibilita o monitoramento de cargas hidráulicas e a coleta de amostras de água para análises. Prevê-se a execução de análises de compostos orgânicos voláteis (VOCs), íons maiores, isótopos (18O, 2H, 87Sr/86Sr, 13C, 37Cl) e análises bacteriológicas (para a identificação de espécies por análises de DNA/RNA).

Integrantes: (Reginaldo Bertolo), Ricardo Hirata, Amélia Fernandes, Beth Parker, John Cherry, Ramon Aravena, Ingo Wahnfried, Carlos Maldaner.
Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.