Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas

CEPAS |USP

Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas

Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo

Instituto de Geociências IGc-USP

Nitrato em poços de abastecimento público no Estado de São Paulo: diagnóstico, gerenciamento e alternativas de tratamento
2015-atual

O nitrato nas águas subterrâneas está se tornando um dos maiores problemas para as empresas concessionárias públicas no Brasil. Concentrações insidiosas e persistentes têm sido detectadas na rede de monitoramento das águas subterrâneas da CETESB e em vários poços de abastecimento público, que têm sido desativados pelo excesso do contaminante advindo dos esgotos urbanos ou do excesso de fertilizantes nitrogenados. Para auxiliar na solução esse problema, este projeto deve: realizar o diagnóstico da ocorrência temporal e espacial de nitrato na água subterrânea de poços de produção no Estado de São Paulo; propor soluções gerenciais factíveis e de custos assimiláveis pelas empresas, para evitar a elevação das concentrações de nitrato nos poços existentes e para buscar áreas livres de nitrato quando da construção de novas captações; e implantar um sistema piloto de baixo custo para remoção de nitrato em água subterrânea. O projeto visa o desenvolvimento e a obtenção de dois produtos inovadores: um protocolo para o gerenciamento do problema de ocorrência de nitrato em poços de abastecimento e um sistema de tratamento de baixo custo para a remoção de nitrato em água subterrânea.

Integrantes: (Ricardo Hirata), Alexandra Suhogusoff, Luewton Lemos Agostinho, Veridiana Martins, Emanuel LApiccirella e Adriana Nakagama.
Financiadores: FAPESP, SABESP e University of Applied Technology (Holanda)